Cuidados com o ar condicionado do veículo

O ar condicionado do seu carro é um equipamento que não pode ser utilizado indefinidamente sem que nenhuma manutenção seja feita. Isso pode acarretar um baixo desempenho, prejuízos financeiros com o mal funcionamento e até mesmo alguns problemas de saúde.

Por isso, nós vamos explicar, aqui neste texto, porque a manutenção preventiva é algo essencial para o ar condicionado automotivo.

Carro sem ar condicionado?

Ninguém hoje em dia quer ficar sem ar no carro, muito menos em um país quente como o Brasil e principalmente em capitais como o Rio de Janeiro, que além das altas temperaturas, sofre com o problema do trânsito caótico e com os altos índices de violência.

Para evitar o incômodo e até mesmo a falta de segurança de ficar sem o ar condicionado do seu carro, entenda a seguir porque você deve programar uma manutenção periódica do equipamento.

Gás e filtro de ar não duram para sempre

Existem certos equipamentos que utilizam “consumíveis”, ou seja, itens que precisam ser trocados ou recarregados com o tempo de uso. Podemos dar o exemplo de uma impressora, que precisa da tinta para funcionar. Se você não repor o cartucho, ela não imprime.

Da mesma forma, o ar do veículo possui dois itens essenciais que precisam ser trocados ou repostos regularmente, que são o gás do ar e o filtro. O gás, a substância responsável por gelar o ar, com o tempo precisa de recarga. Sem isso, ao longo do tempo o seu ar condicionado vai gelar cada vez menos até deixar de funcionar.

Já os filtros, são os responsáveis pela retenção das impurezas, que vêm do ar de fora do carro para o interior do veículo. Se estiverem sujos demais ou danificados, podem trazer problemas de performance, ou uma baixa qualidade do ar no interior do veículo, cujos riscos citaremos mais adiante.

Limpeza interna do ar condicionado veicular

Além dos filtros, que podem ser trocados periodicamente, a parte interna do ar condicionado acumula sujeira e umidade, que prejudicam a performance do ar condicionado e podem trazer sérios riscos para a saúde dos passageiros do veículo. Esse tipo de limpeza pode ser feito somente por pessoal especializado.

A seguir, veremos os problemas relacionados à falta de limpeza e troca do filtro do ar condicionado do veículo.

Problemas de saúde por falta de manutenção

Como vimos anteriormente, tanto a falta de conservação do filtro de ar quanto da limpeza interna do ar condicionado, podem trazer riscos à sua saúde. Mas porque isso acontece?

Tanto o filtro quanto o interior do ar recebem poeira e umidade enquanto o ar está ligado, acumulando-os quando está em desuso. A combinação de umidade e poeira é perfeita para a proliferação de bactérias e fungos, que acabam sendo despejados no interior do carro quando se liga o ar condicionado.

Problemas alérgicos e respiratórios, tosse e dor de cabeça, são sintomas comuns da falta de manutenção do ar do carro. Além disso, seu ar condicionado funcionará com menos potência e você poderá ainda danificá-lo, causando um enorme e desnecessário prejuízo.

Faça a manutenção preventiva do seu ar condicionado veicular com profissionais especializados. A cada 6 meses, eles poderão realizar uma limpeza interna, trocar o filtro e verificar a necessidade da recarga do gás ou algum reparo preventivo.

Cuide do seu conforto e da sua saúde.

Redes Sociais
Fale Conosco pelo WhatsApp