Cuidados com o ar condicionado do veículo

A dúvida de muitos motoristas sobre o uso do ar condicionado veicular é se ele gasta mais combustível do carro quando está em funcionamento. E sim, é verdade que o ar condicionado do carro ligado gasta mais combustível!

Porém, esse gasto não é grande como alguns podem pensar. E como usar o ar condicionado do carro atualmente, principalmente em cidades quentes e com alto índice de violência como o Rio de Janeiro, é quase essencial, é interessante que você saiba como gastar menos combustível com o ar condicionado.

 

Porque o ar do carro consome combustível?

O ar condicionado utiliza um compressor para se manter em funcionamento. E esse compressor é alimentado pela potência do motor do carro. Estima-se que 5 cavalos de potência do motor acabam sendo utilizados pelo ar.

Portanto, o ar toma potência do motor que, para compensar, utiliza mais combustível para suprir essa perda de potência.

Quanto maior a potência do carro, serão reduzidas as situações em que o motor precisará de mais combustível para suprir a perda de potência. Por isso, os carros populares com motor 1.0 podem ser aqueles que mais consomem combustível com o ar ligado.

 

A melhor forma de economizar o combustível

Assim como dissemos anteriormente que o compressor do ar utiliza a potência do motor, quanto menos cuidados você tiver com o ar condicionado veicular, mas será a necessidade dessa potência.

Isso porque se o interior do seu sistema de ar condicionado não estiver funcionando normalmente, estiver muito sujo, com filtros já sobrecarregados de sujeira, maior será o esforço do compressor para gelar o ar no interior do carro. E quanto maior o esforço, maior a potência que precisará ser emprestada do motor e consequentemente, maior o gasto de combustível nesse processo.

Por isso, a melhor forma de economizar combustível utilizando o ar do seu veículo normalmente, é estar em dia com a manutenção preventiva do equipamento de ar condicionado. Realize revisões e manutenções periódicas para evitar prejuízos maiores de manutenção e também com o maior gasto de combustível.

 

Outras dicas para economizar combustível com o ar ligado

Nas estradas, ou quando estiver acima dos 80 Km/h, gasta menos combustível deixar o ar do carro ligado do que abrir as janelas para economizar. Isso porque a perda aerodinâmica das janelas abertas nessa velocidade faz com que o motor precise se esforçar mais do que se estivesse com o ar ligado.

Além da manutenção do ar condicionado, outros itens de manutenção preventiva fazem o carro economizar combustível, como a calibragem dos pneus, que poupam o esforço adicional do motor.

Ar condicionado dual zone não gasta o dobro para funcionar. Ainda assim, fechar as grades do lado não utilizado pode promover um menor esforço do compressor.

Mantendo sempre o seu ar condicionado com a manutenção preventiva em dia, o aumento do consumo de combustível não será significativo. E se você também mantiver os itens de manutenção preventiva do veículo em dia, melhor ainda.

Conte com profissionais especializados e use sempre o seu ar condicionado!

Redes Sociais
Fale Conosco pelo WhatsApp