Cuidados com o ar condicionado do veículo

Já imaginou programar aquela viagem com a família em um feriado prolongado e no meio da viagem o ar condicionado do carro parar de funcionar? E ter de enfrentar o calorão no carro, nos engarrafamentos que, muitas vezes, não há como evitar, tanto na ida como na volta?

Não dá pra arriscar, não é mesmo? E assim como é de suma importância realizar a revisão mecânica e elétrica no carro antes de pegar a estrada, o mesmo se aplica ao ar condicionado do carro.

Por isso, vamos te dar algumas dicas para você não ficar sem ar na viagem!

 

Manutenção preventiva do ar condicionado

A melhor forma de manter o ar condicionado do veículo funcionando perfeitamente, a qualquer momento, sem correr o risco de parar de funcionar, principalmente durante uma viagem, é realizar a manutenção preventiva do ar do carro regularmente.

Pelo menos uma vez por ano, leve seu carro em um serviço profissional de ar condicionado veicular, para verificar a necessidade de algum reparo, ou da troca do gás, além de itens que precisam de atenção regular, como a limpeza interna do equipamento e a troca do filtro.

Além de correr o risco de ficar sem o ar no meio de uma viagem, você ainda coloca em risco a sua saúde e a de sua família, considerando que o ar condicionado do carro sem limpeza e manutenção acumula sujeira, umidade, prolifera fungos e bactérias, que são expelidos no interior do carro durante o uso do ar condicionado.

Além da manutenção regular, utilize o serviço especializado também um pouco antes da sua viagem. Pode haver, por exemplo, um vazamento que esgotará o gás e o deixará fora de funcionamento de uma hora para outra, além de outros problemas que podem ser detectados.

 

Outra dica para não ficar sem o ar do carro

Com a manutenção preventiva feita antes da sua viagem, vale a pena também observar a forma correta de utilizar o ar do carro, para prolongar a sua vida útil e evitar problemas futuros.

Uso regular do ar condicionado

É recomendável ligar o ar ao menos duas vezes na semana, por um período de aproximadamente dez minutos. Isso porque quando você deixa o equipamento muito tempo sem uso, é mais fácil que se acumulem impurezas e umidade em seu interior. Pode acontecer também o ressecamento das borrachas de vedação, o que fará com que o gás escape.

E agora que você já está preparado para a sua viagem, uma dica de consumo de combustível.

Na estrada, acima de 65 Km/h, gasta menos combustível ficar com o carro fechado e o ar ligado, do que com as janelas abertas e o ar desligado. É que nessa velocidade, as janelas abertas interferem na aerodinâmica, o que faz o motor do carro trabalhar mais do que para manter o ar funcionando.

Boa viagem!

Redes Sociais
Fale Conosco pelo WhatsApp