Cuidados com o ar condicionado do veículo

Hoje em dia, o ar condicionado veicular é um item essencial, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro, que além das altas temperaturas também enfrenta o problema da violência. Todos preferem andar com as janelas dos carros fechadas e sem um ar condicionado isso é quase impossível.

Mas o ar condicionado do veículo, assim como outros componentes, precisa de cuidados, além de manutenção periódica. Por isso, trazemos algumas dicas sobre os cuidados que você deve ter com o ar condicionado do carro.

Vamos às dicas?

Use o ar condicionado veicular com frequência

Mesmo que você não sinta necessidade de andar sempre com o ar do carro ligado, é recomendado que ele seja utilizado com alguma frequência, pelo menos duas vezes por semana, por no mínimo 10 minutos.

Isso porque, sem o uso, as borrachas de vedação podem ressecar, deixando escapar o gás do ar. Além disso, ar condicionado sem uso pode acumular poeira e umidade em seu interior, criando ambiente para a proliferação de bactérias e fungos, causando odores e comprometendo a qualidade do ar no interior do veículo.

A hora certa de ligar e desligar o ar condicionado

Siga também algumas recomendações ao ligar ou desligar o ar do carro, como essas a seguir.

Ao entrar no veículo com alta temperatura, abra as janelas e ligue a ventilação por alguns minutos para realizar a troca de ar no interior do veículo. Antes de desligar o ar e deixar o veículo, deixe também por alguns minutos na ventilação, para secar o interior do ar condicionado, evitando acumular umidade.

VOCÊ SABE UTILIZAR A RECIRCULAÇÃO DE AR? Ela serve para deixar de trocar o ar do interior com o exterior do veículo. Por exemplo, quando há muita poeira na pista, isso evita que o ar condicionado puxe essa poeira pra dentro do carro. Permite também um resfriamento mais rápido, mas não deve ser acionado de forma ininterrupta, pois pode causar redução na qualidade do ar no interior do veículo.

Efetue a recarga do gás periodicamente

Para refrigerar, o ar condicionado do carro depende de uma espécie de gás, que ao longo do tempo, escapa naturalmente pelo sistema de vedação. Mesmo com o ar condicionado bem vedado, é necessário trocar o gás a cada 1 ou 2 anos, para que o ar permaneça funcionando de forma eficaz.

Quando o ar condicionado está com um problema no sistema de vedação, não adianta apenas recarregar o gás. É preciso também efetuar seu reparo.

Limpeza e troca do filtro de ar

O filtro de ar deve ser trocado periodicamente e é necessário também realizar uma higienização em todo o sistema do ar, que pode ser feita por serviços profissionais especializados. Aproveite esse tipo de serviço para lidar também com o filtro de ar, sem maiores complicações.

A limpeza, além de manter o sistema de ar condicionado funcionando com maior eficácia, evita os problemas relacionados a bactérias e fungos já mencionados.

Manutenção preventiva do ar é essencial!

Mesmo seguindo essas dicas para uma melhor performance e durabilidade do ar condicionado veicular, ele precisa de manutenção periódica, de preferência a cada seis meses. Contar com serviços especializados periodicamente garante o seu bom funcionamento.

Já pensou ficar sem ar no carro naquele dia ensolarado, ou acabar tendo problemas de saúde por conta da umidade e da sujeira acumulada no ar condicionado?

Faça a manutenção preventiva do ar condicionado automotivo e deixe esse problema nas mãos de profissionais!

Redes Sociais
Fale Conosco pelo WhatsApp