Perceba que a sequência de códigos exclui as letras I, O e Q, as quais foram suprimidas para evitar equívocos na leitura devido à semelhança com números 0 (zero) e 1 (um). A letra Z também foi retirada da sequência de ano/modelo por ser usada como caractere “curinga”, utilizado quando a especificação não existe ou não pode ser identificada.
INTERVALOS DE 30 ANOS
Repare também que a sequência se iniciou em 1971, com o número 1 e terminou em 2000, com a letra Y. Ela se repete de 2001 a 2030, com os mesmos caracteres, sempre com 30 anos de diferença entre eles. Na tabela, fica fácil visualizar o intervalo devido ao alinhamento entre as linhas.
Pedro H. L. Guerra1 de agosto de 2018 10 Comentários
Um dos artigos mais lidos de Educação Automotiva aborda a leitura do número do chassi de um veículo e sua composição completa. Leia aqui.
Através da decomposição dos 17 dígitos do número de chassis, também conhecido como VIN code, podemos descobrir as informações mais relevantes sobre o veículo sem precisar vê-lo pessoalmente.
De todos os dados, o mais fácil de descobrir é o ano/modelo do veículo, o qual aparece na última parte do código, no nono dígito. Confira na tabela abaixo a sequência de códigos de ano/modelo.
O dígito de ano/modelo é o primeiro da sequência gravada nos vidros do veículo. Não é necessário ter em mãos o documento ou buscar o número completo, o qual se encontra em lugares de difícil acesso com frequência.
(you must be logged in to Facebook to see comments).